Angola já é principal mercado fora da UE de exportações nacionais - TVI

Angola já é principal mercado fora da UE de exportações nacionais

Mapa de Angola

Com um peso total de 19,8%

Relacionados
Angola passou a ser o principal mercado extracomunitário para as exportações nacionais, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este país passou a concentrar 91,6 por cento da entrada de bens originários dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), quando em 2006 representava apenas 58,3 por cento. Com excepção de Cabo Verde, os restantes países africanos têm um peso reduzido no comércio extra-UE de Portugal, pelo que a balança comercial de bens com os PALOP apresenta um saldo favorável a Portugal.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro semestre «verifica-se um novo reforço do peso dos PALOP nas exportações nacionais, ao atingir um valor de 1.158,1 milhões de euros, correspondente a 24,0% do total. Este reforço deve-se novamente ao acréscimo verificado nas exportações destinadas a Angola, que assim ascendeu à posição de principal mercado extracomunitário de destino para os bens nacionais (peso de 19,8%)».

Combustíveis agravam balança comercial

No período de Abril a Junho de 2008, as exportações de comércio extracomunitário aumentaram 15,0% e as importações 23,6%, comparando com o período homólogo de 2007, o que determinou um agravamento do défice da balança comercial, sobretudo em resultado do comportamento da categoria de combustíveis e lubrificantes.

A taxa de cobertura das importações pelas exportações diminuiu 4,2 pontos percentuais, quando comparada com o período homólogo do ano anterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados