Espera pelo IVA a 20% prejudica comércio a retalho em Junho - TVI

Espera pelo IVA a 20% prejudica comércio a retalho em Junho

Vendas

Variação homóloga do 2º trimestre foi positiva em 0,4%

Relacionados
O volume de negócios no comércio a retalho desceu 1,9 por cento em Junho. A tendência, sobretudo na descida verificada nos produtos não alimentares, leva o Instituto Nacional de Estatística (INE) a considerar que muitos portugueses adiaram as suas compras, esperando pela entrada em vigor da nova taxa de IVA a 20% em 1 de Julho.

Segundo dados divulgados esta quinta-feira, o comércio de produtos alimentares registou uma variação homóloga de menos 0,5% (3,9% em Maio) e nos produtos não alimentares esta variação foi de menos 3,1% (0,6% no mês anterior).

«A redução mais acentuada neste agrupamento pode ter reflectido algum adiamento de compras devido à redução da taxa normal do IVA em Julho», refere o INE na sua análise ao sector.

Contudo, a nível trimestral, o período de Abril a Junho averbou uma variação homóloga positiva de 0,4% (1,6% no primeiro trimestre de 2008).

Ao nível do emprego e as remunerações, registaram-se, respectivamente, taxas de variação homóloga de 2,5% e 6,5%. Por outro lado, número de horas trabalhadas corrigidas dos dias úteis, também em termos homólogos, cresceu 1,0%.

De acordo com o INE, o emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 4,3%, (3,1% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de 1,2%, inferior em 0,1 pontos percentuais à verificada em Maio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados