Associação de Municípios preocupada com pedidos de ajuda - TVI

Associação de Municípios preocupada com pedidos de ajuda

Fernando Ruas

E apela a celeridade na transferência de competências

Relacionados
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está preocupado com o reflexo da crise nos pedidos dos munícipes às autarquias, exortando o Governo a acelerar a transferência de competências na área da acção social.

Fernando Ruas disse à agência «Lusa» sentir, enquanto líder da ANMP e também na condição de presidente da Câmara de Viseu, o aumento de pedidos de emprego e até de empréstimos pessoais.

O autarca social-democrata contou que, «com alguma frequência», munícipes de outros pontos do país lhe pedem dinheiro.

«Alguns que me escrevem são pessoas com alguma condição, que dão a cara. Há gente que me oferece cheques pré-datados para lhe emprestar determinadas quantias, que eu não tenho, naturalmente», contou.

Os pedidos têm sido cada vez mais intensos e, na sua maioria, os casos são muito idênticos.

«Por uma questão de dignidade, pedem-me emprego para dar resposta a uma situação de carência. Dizem estar numa situação complicada, com um filho licenciado desempregado, e que vivem em desespero», descreveu.

Segundo Fernando Ruas, são geralmente «pessoas que tinham uma vida perfeitamente normal», que pagavam empréstimos da casa e do carro, a quem a falha de um salário «desestabiliza completamente a vida em termos financeiros».

«Esta situação será mais grave nas grandes cidades e também nas cidades de dimensão média. Porque nas zonas rurais as pessoas refugiam-se muito mais com a agricultura de subsistência», considerou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados