Combustíveis: 3 pedreiras fecham devido ao aumento dos preços - TVI

Combustíveis: 3 pedreiras fecham devido ao aumento dos preços

Combustíveis 5

Ficaram desempregados 14 colaboradores

Relacionados
Três pedreiras encerraram esta sexta-feira no concelho de Vila pouca de Aguiar devido ao aumento consecutivo do preço dos combustíveis, alertou hoje o presidente da câmara local, Domingos Dias.

O autarca de Vila Pouca de Aguiar mostrou-se «preocupado» com a situação porque considera que ela pode ser o início de um grande movimento que, a acontecer, «seria um grande desastre para o concelho», avança a «Lusa».

O encerramento das pedreiras enviou para o desemprego 21 trabalhadores.

«Se o sector do granito, que é o principal motor económico-social do concelho com mais de dois mil empregos directos é afectado, vai alastrar a todos os outros sectores da economia local», frisou.

O autarca considerou que «o aumento dos combustíveis, sem medidas compensatórias pode levar a uma proliferação de encerramentos».

«Não se admite ter aumentos consecutivos de combustíveis todas as semanas, que levam a que o material não se venda porque não é competitivo», afirmou Graciosa Gonçalves, proprietária de duas pedreiras na zona de extracção de Pedras Salgadas, que encerraram hoje.

Nestas pedreiras, segundo a responsável, «a parte de extracção de blocos parou».

A empresária considerou que a crise se acentua porque «não existe igualdade de circunstâncias» com Espanha, disse a empresária que defendeu que o «sector devia ter preços especiais ou poder obter gasóleo industrial para poder ser tão competitivo como os espanhóis».

Segundo a empresária, aos 14 funcionários que foram para o desemprego, foi-lhes oferecido emprego em Angola, sendo que quatro já aceitaram a proposta.

A extracção de granito em Vila Pouca de Aguiar representa uma das principais actividades económicas do concelho, empregando actualmente, segundo estimativas da AIGRA, cerca de 2.000 operários e movimentando na ordem dos 80 milhões de euros por ano.

Neste concelho, são extraídos anualmente cerca de três milhões e 800 mil toneladas de granito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados