«Estados são principais beneficiados com custos do petróleo» - TVI

«Estados são principais beneficiados com custos do petróleo»

Combustíveis

Responsável espantado com inúmeras subidas dos combustíveis em Portugal

Relacionados
Os Estados são os principais beneficiados com o custo do petróleo. Esta é pelo menos a opinião do responsável da Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), Edson Silva, que passou por Portugal para participar de uma conferência sobre regulação no sector da energia, organizada pela ERSE.

O responsável mostrou-se espantado com as inúmeras subidas que os combustíveis em Portugal já tiveram desde o início do ano. Para o mesmo, o factor mais penalizador tem sido o «desbalançeamento» entre a oferta e a procura que se aproximam cada vez mais. «Num ambiente destes, qualquer factor provoca desestabilidade», realça.

Para além disso, Edson Silva comenta que a actividade de extracção do petróleo é outro factor, que tem custos cada vez maiores porque exige melhores tecnologias.

Brasil pode ter campos de petróleo extraordinários

O representante da ANP não quis, no entanto, falar de custos de produção no Brasil uma vez que diz ser uma realidade muito diferente por ter um petróleo «mais pesado», ou seja, por ter um tratamento e preço distintos.

Falando ainda sobre a prospecção de petróleo no Brasil, que nomeadamente a Petrobrás e a Galp, nalguns casos, através desta têm, referiu: «todas as expectativas apontam para que o Brasil tenha campos de petróleo extraordinários».

«Poços perfurados pela Petrobrás têm perspectivas radiantes», acrescenta.

Mas Edson Silva alerta que «ainda há muitos desafios» a nível de tecnologia, plataforma, investimento, financiamento e desenvolvimento.

E termina: «Tudo o que já se falou são especulações e é bom ter prudência. Os estudos ainda estão a ser feitos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados