Garantia do Estado ao empréstimo obrigacionista do BES publicada em DR - TVI

Garantia do Estado ao empréstimo obrigacionista do BES publicada em DR

Ricardo Salgado

Com vista ao financiamento da instituição financeira

Relacionados
O despacho com a autorização do Estado para conceder uma garantia pessoal à emissão de um empréstimo obrigacionista do Banco Espírito Santo (BES), até 1,5 mil milhões de euros, foi publicada esta quinta-feira em Diário da República.

O despacho, assinado pelo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, fixa a taxa de juro que o banco terá de pagar pela garantia em 0,948 por cento ao ano, ou seja cerca de 14,2 milhões de euros, avança a «Lusa».

Carlos Costa Pina refere que o empréstimo obrigacionista destina-se a «permitir o cumprimento do programa financeiro de 2008, manter uma estrutura de financiamento equilibrada e níveis adequados de liquidez e assegurar o desenvolvimento da actividade de concessão de crédito a particulares e a empresas, em especial a pequenas e médias empresas».

O secretário de Estado justifica ainda a concessão da garantia pessoal do Estado considerando que «o referido empréstimo (¿) se reveste de grande interesse nacional ao inserir-se num regime que se destina a criar condições que permitam a liquidez nos mercados financeiros com vista à manutenção da estabilidade financeira e ao financiamento regular da economia».

Recorde-se que o BES anunciou que pretende emitir um empréstimo obrigacionista, no montante de até 1,5 mil milhões, com prazo de 3 anos, e depois desta autorização poderá ter maior facilidade em financiar-se, por essa via, no mercado interbancário internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados