Quebra de produção na Autoeuropa afunda exportações - TVI

Quebra de produção na Autoeuropa afunda exportações

Bandeira de Portugal3

A quebra de produção na Autoeuropa (11,2%), registada no primeiro semestre do ano face ao mesmo período de 2004, arrastou o total da produção automóvel nacional para os valores mais baixos dos últimos dez anos.

No conjunto, a produção automóvel caiu 0,6% entre Janeiro e Junho deste ano, fixando-se nas 116.223 unidades, refere o «Diário Económico».

O decréscimo da produção foi acompanhado por uma quebra das exportações de automóveis que mesmo período caíram 0,9%. Também aqui a fábrica da Volkswagen de Palmela protagonizou a maior quebra das exportações situando-se nos 11,7%. Esta quebra já era prevista e é explicada pelo fim de ciclo de vida dos veículos ali produzidos. Em contrapartida, as importações dos veículos fabricados pela General Motors na Azambuja subiram 15,1%, ao passo que a fábrica da Peugeot-Citroen manteve as suas exportações quase inalteradas.

A economia portuguesa está, a concretizarem-se as projecções do Programa de Estabilidade e Crescimento entregue pelo Governo em Bruxelas, a atravessar o maior período dos últimos quarenta anos em que o seu desempenho fica abaixo do potencial, noticia o «Jornal de Negócios».

O «output gap» português, que mede a diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) potencial e o PIB efectivamente registado, deverá registar valores negativos consecutivos entre os anos de 2003 e 2009.
Continue a ler esta notícia