Murteira Nabo prevê solução para crise financeira a médio prazo - TVI

Murteira Nabo prevê solução para crise financeira a médio prazo

  • Rui Pedro Vieira
  • 21 out 2008, 16:46
Murteira Nabo

Bastonário da Ordem dos Economistas acredita numa melhoria do poder de compra

Relacionados
A actual crise financeira tem uma explicação: é «uma questão de adaptação a um novo modelo de desenvolvimento». E que modelo é esse? Segundo o Bastonário da Ordem dos Economistas, Murteira Nabo, trata-se da ruptura entre o actual paradigma assente numa economia industrial para a do conhecimento, que vai constituir «a sociedade do futuro».

No âmbito do 11.º Congresso de Logística, que decorre esta terça-feira em Lisboa, o também presidente do conselho de administração da Galp Energia defendeu que a crise financeira «terá uma solução a médio prazo» e acabará por gerar uma sociedade melhor.

«Não acredito na visão de que os nossos netos terão um pior poder de compra do que nós», referiu o responsável no mesmo encontro, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa.

De acordo com Murteira Nabo, que se define como um optimista, «as crises são temporais» e a resposta está em perceber a mudança de paradigma. Para o responsável, o que vai caracterizar o modelo da economia do conhecimento é o facto de assentar numa sociedade onde a inovação, as tecnologias de informação e a sofisticação de sistemas são palavras de ordem.

Além disso, o futuro passará pela preocupação em torno das questões de sustentabilidade e de internacionalização. «Os concorrentes virão de qualquer parte do mundo», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados