Fim da taxa de contadores permite poupar 5,4 euros na luz - TVI

Fim da taxa de contadores permite poupar 5,4 euros na luz

  • Rui Pedro Vieira
  • 23 mai 2008, 17:23
Electricidade

No gás natural, poupança é de 2,1 euros anuais

Relacionados
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) informou esta sexta-feira que as mudanças na lei dos serviços públicos essenciais permitem uma redução dos cálculos para as tarifas estimada em 111 milhões de euros.

Tudo porque, com a entrada em vigor da Lei nº12/2008, os custos com os contadores deixam de ser considerados nos cálculos das tarifas de electricidade e de gás natural.

No seu comunicado, o regulador sublinha que, no sector eléctrico, «o valor líquido dos activos correspondentes aos contadores que deixará de ser considerado no cálculo das tarifas ascende a cerca de 111 milhões de euros». Este valor representa uma média de 5,4 euros anuais por consumidor.

Por seu lado, no sector do gás natural, a ERSE refere que as tarifas de venda a clientes finais, para começarem a vigorar a 1 de Julho, «não incluem quaisquer custos relativos aos contadores». Assim, o valor líquido dos activos associados aos contadores, que deixa de integrar o cálculo das tarifas de gás natural, é de cerca de 14 milhões de euros, ou seja, 2,1 euros anuais por consumidor.

Tendo em conta que é proibida a cobrança «de qualquer importância a título de preço, aluguer, amortização ou inspecção periódica de contadores», como recorda a ERSE, caberá à EDP e à Galp, respectivamente, suportarem esses custos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados