Hospitais vão ter estrelas como os hotéis - TVI

Hospitais vão ter estrelas como os hotéis

Saúde: Hospitais contratam médicos tarefeiros

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai avaliar hospitais e clínicas. Resultados serão anunciados em 2008.

Relacionados
Classificar os serviços de saúde por «ratings», de forma semelhante às estrelas atribuídas aos hotéis, de fácil percepção pelo público, é uma das principais medidas que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) quer publicar já em 2008, à imagem do que já se faz no Reino Unido e nos Estados Unidos, avançou o «Diário Económico».

«Queremos avaliar todos os cuidados de saúde, públicos, privados e sociais, sem qualquer distinção», explica Álvaro Almeida, presidente da ERS. E anuncia: «Os primeiros ratings vão sair já em 2008 e o sistema de avaliação já está a ser implementado».

Face a esta tarefa longa e complexa, Álvaro Almeida quer que o Sistema de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde seja aplicado de forma faseada, com a discussão pública dos métodos de avaliação. Certo é que os indicadores escolhidos terão de incluir a satisfação dos doentes.

Resultados publicados no site

Feita a avaliação dos cuidados de saúde, os resultados deverão ser publicados «no site da ERS para que possam ser livre e facilmente consultados pelos potenciais utentes», lê-se no Plano de Actividades da reguladora.

Ao que o «Diário Económico» apurou, o documento já foi aprovado pelo ministro da Saúde que se escusa, por enquanto, a comentar as medidas propostas. Os administradores públicos e privados, porém, não se inibem de aplaudir o novo sistema de avaliação.

A ideia de criar um sistema de avaliação dos serviços de saúde já não é nova. O presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus dissera já que era fundamental que «os utentes tenham informação sobre a performance dos serviços».

O presidente do regulador falava num seminário sobre novas perspectivas para o sector da saúde, no Porto, quando frisou que cabe à entidade reguladora «coligir e difundir essa informação».

E ainda sugeriu: «Em alguns países introduziu-se o sistema de zero a cinco estrelas. É uma forma simplificada que tem algumas vantagens».

Os primeiros «ratings» serão publicados já no próximo ano, a par de outros estudos sobre as condições de concorrência em vários sectores do mercado da saúde.
Continue a ler esta notícia

Relacionados