Eficiência energética vai custar 9,3 milhões em 2008 - TVI

Eficiência energética vai custar 9,3 milhões em 2008

lâmpada

Este plano de eficiência é pago pelos consumidores na sua factura eléctrica

Relacionados
O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) para 2008 aprovou 28 medidas no valor de 9,3 milhões de euros que vão gerar poupanças energéticas de 72 milhões de euros, revelou esta sexta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

«Os benefícios sócios do PPEC são elevados superando em muito os custos», revela a entidade.

De acordo com a ERSE, a implementação destas medidas vão gerar poupança de 878 gigawatts/hora (GWh) de energia eléctrica.

O concurso foi, segundo a entidade, «muito competitivo, quer em quantidade de medidas, quer em qualidade». Ao todo, a ERSE recebeu 140 candidaturas, 21 promotores no valor de 46,6 milhões de euros, ou seja, cinco vezes superior ao orçamento para 2008.

«São aprovadas as medidas que apresentem a maior ordem de mérito e preenchem o orçamento do plano no valor de 10 milhões de euros, maximizando-se os benefícios», revela.

A ERSE relembra ainda que estas medidas «são pagas por todos os consumidores de electricidade, representando cerca de 0,06 por cento do total da factura eléctrica».

Recorde-se que o PPEC visa incentivar a promoção de medidas para melhorar a eficiência no consumo de energia eléctrica, através de acções empreendidas por comercializadores, operadores de redes e entidades de promoção e defesa dos interesses dos consumidores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados