Preço da luz baixa a partir de Setembro e por 4 meses - TVI

Preço da luz baixa a partir de Setembro e por 4 meses

lâmpada

A partir de dia 1 de Setembro os consumidores domésticos e industriais vão ter a energia mais barata. Hoje, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anuncia uma descida média dos preços da electricidade entre os 2,5 e os 3,5 por cento.

Relacionados
Segundo apurou o «Correio da Manhã», esta descida deverá vigorar até ao final de 2007. No início de 2008 haverá uma nova subida de preços tendo em conta um novo apuramento realizado pela ERSE.

Isto significa que, tomando por base o ponto médio (três por cento), numa factura de cem euros haverá uma poupança de três euros, o que dá um total de 12 euros a menos até ao final do ano.

A descida hoje anunciada insere-se num conjunto de medidas levadas a cabo pelo Governo para a harmonização de tarifas, uma condição fundamental para a liberalização do mercado energético na Península Ibérica. Dentro dessas medidas assume especial importância o fim dos CAE (Contratos de Aquisição de Energia) e a sua substituição por um novo regime que vai permitir o funcionamento da lei da oferta e da procura e o pagamento de mais de 700 milhões de euros realizados pelos produtores de electricidade (em particular a EDP) para regularizar as concessões das barragens.

Parte daquele dinheiro será aplicado na amortização do défice tarifário e outra parte servirá para custear a descida das tarifas. Os responsáveis da ERSE e o Governo irão definir os montantes nos próximos meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados