RTP melhora perdas em 7 milhões apesar de mais 11 milhões de custos - TVI

RTP melhora perdas em 7 milhões apesar de mais 11 milhões de custos

RTP [arquivo]

(Notícia actualizada com mais detalhes e declarações)

Relacionados
A RTP obteve um resultado líquido negativo de 24,7 milhões de euros em 2006. Um valor que compara com prejuízos de 31,9 milhões no ano anterior.

«Os resultados melhoraram em 7 milhões em relação ao ano anterior», anunciou o administrador da estação pública, Ponce de Leão.

A nível de resultados operacionais consolidados, a RTP conseguiu atingir os 16,4 milhões de euros (contra 1,5 milhões em 2005) e ainda um «cash flow» operacional de 33,6 milhões, pelo que ultrapassou os objectivos previstos no plano de reestruturação financeira.

Contribuição audiovisual sobe para mais de 100 milhões

Por trás destas melhorias está o «crescimento das receitas de distribuição e multimédia (de 8 milhões para 10 milhões) e o aumento da contribuição audiovisual (70,6 milhões para 100,3 milhões) resultante do alargamento da base de incidência aos consumidores não domésticos».

Ainda as receitas publicitárias subiram para os 48,1 milhões de euros, dos anteriores 47,7 milhões no ano anterior.

No entanto, foram os custos com pessoal que «absorveram o aumento mais significativo» ao passarem de 98,2 milhões de euros em 2005 para os 107,2 milhões no último ano, ainda que com menos 23 efectivos. «Resultado do esforço de actualização salarial de cerca de um terço dos trabalhadores filiados em instituições sindicais que só em 2006 aderiram à nova regulamentação colectiva», explicou Ponce de Leão.

No total, os custos da empresa aumentaram de 264,5 milhões de euros em 2005 para os 275,6 milhões no ano passado, ou seja, mais 11 milhões.

A estação pública mostrou-se assim contente com os resultados. «São o resultado das mudanças materialmente existentes na empresa. Se compararem o que é hoje a empresa com o que era há cinco anos, verificam que a empresa foi reestruturada sob redução de custos, sob rearrumação da própria actividade e houve deslocalização das instalações. De tudo isso, resultaram benefícios e esses são traduzidos nos resultados operacionais que evidenciámos», comentou o seu presidente do conselho de administração, Almerindo Marques, à margem da apresentação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos