Algarve é região que mais consome energia - TVI

Algarve é região que mais consome energia

Electricidade

Gastámos 48,5 milhões GigaWatts/hora de electricidade em 2006

Relacionados
Os concelhos do Algarve são os que apresentam maior consumo de energia eléctrica per capita, segundo os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para a Marktest.

Em 2006, em Portugal consumiu-se 48,5 milhões GigaWatts/hora (GWh) de electricidade.

Do total, 6,9 por cento foi realizado no concelho de Lisboa, 2,8% no concelho do Porto e 2,6% no concelho da Maia. Cerca de um quinto (21,9%) deste valor total concentra-se em sete concelhos. Para além dos três referidos, fazem ainda parte deste grupo os concelhos de Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, Vila Franca de Xira e Setúbal.

«Considerando os vários fins do consumo, vemos que os usos industriais representam 38% deste valor, a iluminação e usos domésticos representa 27,6%, a iluminação e usos não domésticos representa 22,9% e os outros fins 11,5%», adianta a Marktest.

Loulé é o concelho mais gastador

Uma análise do consumo de energia para iluminação e usos domésticos evidencia que Lisboa encabeça igualmente esta lista, responsável por 5,8% destes consumos, o Porto está em segundo, com 3,8% do total e Vila Nova de Gaia em terceiro, com 3,4%, o mesmo valor de Sintra. Se a estes concelhos juntarmos o de Cascais e o de Matosinhos, encontramos 20,8% do total do consumo do país.

«Mas a análise per capita deste indicador revela um ranking diferente, com as posições cimeiras a serem encabeçadas pelos concelhos algarvios, um facto que não se pode desligar da importante vertente turística desta região», refere.

Assim, Loulé é o concelho onde o consumo de electricidade para iluminação e usos domésticos é a mais elevada, com 2.896 KWh por habitante. Albufeira está em segundo, com 2.734 KWh por habitante, e Lagoa em terceiro, com 2.670 KWh por habitante. Vila do Bispo, Lagos, Porto, Castro Marim, Cascais, Portimão e Óbidos completam a lista dos dez concelhos onde estes consumos per capita são os mais elevados do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados