O peso médio dos impostos nas cinco maiores marcas ponderados por gama é de 37%, sendo a Ford a que apresenta uma carga fiscal média mais elevada, segundo os cálculos do «Jornal de Negócios».
O peso dos impostos nos preços dos automóveis é um dos principais motivos de descontentamento no sector, que reclama uma redução da carga fiscal sobre os veículos que aproxime Portugal de outros países europeus em que o peso dos impostos é menor.
A situação nacional chega a ser gritante mesmo nas marcas de grande consumo, dirigidas principalmente às classes C e D: há modelos na Ford e na Citroën em que o peso dos impostos no preço que o consumidor final paga chega a 53,9% e 51,2%, respectivamente.
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Automóveis chegam a pagar 50% de impostos
- Redação
- 10 jan 2007, 12:06
![Ford C-Max 2007 2](https://img.iol.pt/image/id/4029598/1024.jpg)
Há duas marcas de automóveis entre as cinco que mais vendem em Portugal que têm este ano modelos cujo preço final é composto em mais de 50% por carga fiscal, entre Imposto Automóvel (IA) e IVA.
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