Bagão Félix questiona nova fórmula de cálculo do SMN - TVI

Bagão Félix questiona nova fórmula de cálculo do SMN

  • Catarina Craveiro
  • 13 nov 2006, 19:45
As confissões de Bagão

Bagão Félix defende aumento do salário mínimo nacional e sua actualização progressiva, no entanto, aponta críticas à nova fórmula de cálculo.

Relacionados
«Acho que do ponto de vista social é positivo, e a actualização progressiva também me parece adequada», diz o ex-ministro do Trabalho e Solidariedade Social, à margem do seminário (In)Segurança Social: O Debate Continua.

No entanto, «há uma questão que tem a ver com a questão da reforma da segurança social. Na nova proposta foi eliminada a indexação ao salário mínimo para agora haver uma indexação ao índice de apoios especiais, em função do crescimento do PIB e da inflação», justifica.

O ex-ministro explica ainda que «como o Estado agora, por força do aumento do salário mínimo, já não vê os seus encargos aumentar, sobretudo as pensões e outros abonos sociais, então já pode aumentar mais, ou seja, acho que o Estado não pode aumentar mas a economia geral pode aumentar. O salário mínimo aumenta mas são os outros que o pagam. Em geral aumentar o salário mínimo parece-me uma medida acertada sobretudo quando a taxa de inflação é superior àquele que o Governo previa».

Recorde-se que José Sócrates, líder do PS, no final do congresso do partido, que decorreu este fim-de-semana, afirmou que o salário mínimo vai aumentar, até 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados