Banca adere ao cheque com prazo de validade - TVI

Banca adere ao cheque com prazo de validade

[Arquivo]

Os maiores bancos vão emitir cheques com prazo de validade. O BES e a CGD já o estão a fazer.

Relacionados
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Espírito Santo (BES) já emitem cheques com data de validade desde a passada segunda-feira, dia três de Julho, seguindo assim a recomendação que o Banco de Portugal emitiu no passado mês de Abril, disseram à «Agência Financeira».

O Millennium BCP também vai acatar a recomendação do banco central português recusando, no entanto, comprometer-se com uma data específica. Já o Banco Santander Totta prevê que os seus cheques tenham impresso um prazo de validade até final deste ano.

A banca comercial vai, na sua maioria, optar por emitir cheques válidos por um ano. É o caso do BES e, provavelmente, das restantes entidades bancárias. A excepção vai para a CGD que optou por um período de seis meses. Assim, no caso do banco estatal, o documento de pagamento será válido até ao último dia do sexto mês após a data da sua requisição, referem.

A «Agência Financeira» contactou também o BPI mas, até ao momento, não foi possível obter esclarecimentos.

A circular do Banco de Portugal, divulgada a três de Abril, recomendava que esta medida fosse «adoptada no prazo máximo de três meses». E mais, referia a importância de uma «adesão significativa, senão completa, das instituições de crédito como factor de garantia da sua eficácia».

Esta medida visa combater a «utilização do cheque como garantia de pagamento e o cheque que é pré-datado» e, simultaneamente, reduzir os riscos de falta de cobertura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados