Banca aperta critérios de concessão de créditos - TVI

Banca aperta critérios de concessão de créditos

[Arquivo]

Os cinco maiores grupos bancários portugueses antecipam um «ligeiro aperto» dos critérios de concessão de empréstimos a particulares e a empresas, no primeiro trimestre de 2006, de acordo com o inquérito sobre o mercado de crédito elaborado pelo Banco de Portugal (BP) e divulgado nos Indicadores de Conjuntura.

Relacionados
No que se refere à procura de empréstimos, os bancos antecipam globalmente um ligeiro aumento por parte das empresas e dos particulares para aquisição de habitação, esperando uma estabilização no segmento do crédito a particulares para consumo e outros fins.

No quarto trimestre de 2005 e por comparação com o trimestre anterior, os critérios de concessão de empréstimos ao sector privado não financeiro terão permanecido praticamente inalterados.

Segundo o banco de Portugal, o aumento da pressão concorrencial entre instituições bancárias nos segmentos de empresas e dos particulares para aquisição de habitação terá contribuído no sentido de uma menor restritividade dos critérios de aprovação dos empréstimos. Já em sentido contrário terão concorrido a percepção de riscos acrescidos, em todos os segmentos e o aumento do custo do capital associado à captação de fundos próprios, no segmento das empresas

Ainda no quarto trimestre de 2005, o Banco revela que a procura de empréstimos ou linhas de crédito por parte das empresas terá permanecido globalmente inalterada.

No segmento dos particulares, foram reportados aumentos da procura de empréstimos para aquisição de habitação e, em menor grau, para consumo e outros fins.
Continue a ler esta notícia

Relacionados