Banca ganha 1.200 milhões em 10 anos com arredondamentos - TVI

Banca ganha 1.200 milhões em 10 anos com arredondamentos

Juros: Banco de Portugal proíbe arredondamentos

A banca deverá ter cobrado um valor próximo dos 1.200 milhões de euros nos últimos dez anos, com a prática do arredondamento das taxas de juro do crédito à habitação a um oitavo e a um quarto de ponto percentual.

Relacionados
De acordo com cálculos do «Diário de Notícias», trata-se de um valor que resulta de um ganho médio anual de 125 milhões de euros, partindo dos números avançados pela Associação Portuguesa dos Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin).

De acordo com esta entidade, os bancos que arredondam a um oitavo de ponto percentual registam um ganho anual de 73 milhões de euros, enquanto as instituições que praticam o arredondamento a um quarto de ponto percentual arrecadariam cerca de 198 milhões de euros.

Assim, tendo em conta aquele valor médio (125 milhões de euros), uma vez que a prática entre um e outro arredondamento se divide no sector bancário português, e atendendo a um prazo médio já passado de dez anos para os empréstimos em vigor, chega-se àquele valor. Este corresponde, grosso modo, ao montante que os bancos teriam devolver aos consumidores, caso todos os clientes em causa decidissem avançar para os tribunais, procurando ser ressarcidos de uma prática considerada abusiva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados