BCE está pronto para subir taxas de juro - TVI

BCE está pronto para subir taxas de juro

Trichet

O presidente do Banco Central europeu (BCE), Jean Claude Trichet, assegurou hoje que a instituição «está preparada para tomar uma decisão» sobre as taxas de juro. «Depois de dois anos e meio de manutenção das taxas de juro em níveis historicamente baixos, o conselho de governadores está preparado para mexer nas taxas», afirmou Trichet.

Relacionados
O BCE, que mantém o preço do dinheiro nos 2% desde Junho de 2003, vai celebrar a sua próxima reunião de política monetária a 1 de Dezembro. As declarações do presidente fizeram o euro disparar para os 1,1780 dólares.

O mercado da dívida europeia reagiu já às declarações, e os preços dos activos da dívida registam a maior queda do último ano.

O presidente do banco afirmara na passada semana que o conselho de governadores pode subir o preço do dinheiro a «qualquer momento», em alusão à possibilidade de que esta decisão seja adoptada na reunião de 1 de Dezembro.

Com as taxas de juro nos EUA a 4%, a dar força ao dólar, alguns analistas consideram que é o momento oportuno para aplicar a subida na zona euro. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI), dadas as incertezas que pairam sobre a economia do Velho Continente e a ausência de grandes pressões inflacionistas, aconselhou recentemente a instituição a manter as taxas estáveis por mais algum tempo.

Reunidos em Bruxelas esta semana, também os ministros das Finanças da União Europeia se mostraram contra uma subida das taxas de juro. Os responsáveis de governos europeus acreditam, ainda, que esta medida vá aumentar os custos dos créditos e dificultar a recuperação económica da Zona Euro.

Recorde-se que em Portugal o endividamento das famílias atingiu já 117% do rendimento disponível, percentagem que tem tendência para aumentar. Segundo alguns economistas, uma subida das taxas teria como principal prejudicado precisamente o nosso País.
Continue a ler esta notícia

Relacionados