BES emite 3,5 mil milhões em dívida sem garantia estatal - TVI

BES emite 3,5 mil milhões em dívida sem garantia estatal

Ricardo Salgado

«Começa já a haver alguma liquidez nos mercados»

O Banco Espírito Santo (BES) tenciona recorrer ao mercado de capitais internacional para emitir divida até 3,5 mil milhões de euros sem recurso a garantia do Estado, revelou o administrador financeiro do banco, citado pela Lusa.

As emissões em obrigações hipotecárias e emissões de divida sénior nesse montante deverão ocorrer apenas a partir do segundo trimestre, depois de concluído o aumento de capital já anunciado, no valor de 1,2 mil milhões de euros, adiantou Amílcar Morais Pires num encontro com jornalistas.

A garantia do Estado é cara, considera o BES, e além disso é para utilizar «em situações de total bloqueio de acesso aos mercados, como já aconteceu», explicar o administrador financeiro do banco.

O BES já fez uma colocação de obrigações no montante de 1,5 mil milhões de euros recorrendo à garantia do Estado e agora prefere guardar para uma situação extrema de bloqueio dos mercados, se tal ocorrer, a possibilidade de voltar a usar esse recurso.

«Começa já a haver alguma liquidez nos mercados», com os grandes pacotes de garantias dos estados e as necessidades de refinanciamento do BES são sobretudo no último trimestre do ano. Por isso, o banco considera que pode esperar «pela melhoria gradual» para se ir financiar.
Continue a ler esta notícia