Catroga: Governo deve repensar plano de Obras Públicas - TVI

Catroga: Governo deve repensar plano de Obras Públicas

Catroga

Gastar 40 mil milhões de euros pode comprometer o futuro

Relacionados
O antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga defendeu esta terça-feira que o plano de obras públicas do Governo deve ser repensado no contexto da actual crise, afirmando que tal seria uma «demonstração de não-autismo político», avança a Lusa.

«O problema que eu vejo é a falta de uma análise conjunta do plano de investimentos em infra-estruturas lançado pelo actual Governo», afirmou Eduardo Catroga, à margem do 9º Congresso Nacional do Transporte Ferroviário, que decorre em Lisboa.

O antigo ministro de Cavaco Silva afirmou que no actual contexto económico-financeiro deve ser feita «uma pausa para reflexão e uma nova calendarização» do plano de obras públicas lançado pelo actual Governo, que envolve um montante superior a 40 mil milhões de euros.

«O país precisa de bons investimentos públicos, de investimentos que sejam reprodutivos», acrescentou.

«Não percebo o frenesi em aprovar rapidamente e em força projectos que vão representar grandes implicações para o nosso futuro», afirmou, sublinhando que a actual crise «obrigaria um Governo responsável a definir prioridades».

«Será que as novas concessões rodoviárias têm todas a mesma prioridade? Será que todos os troços do TGV (alta velocidade ferroviária) têm a mesma prioridade?», questionou o ex-ministro das Finanças, afirmando que devem ser definidos quais são os investimentos públicos prioritários.

Catroga sublinhou ainda a importância de «saber quais vão ser as implicações destes investimentos na dívida das empresas públicas e na dívida externa do país».
Continue a ler esta notícia

Relacionados