Cinco milhões de portugueses vivem no estrangeiro - TVI

Cinco milhões de portugueses vivem no estrangeiro

Pessoas1

Em Espanha e Andorra o número duplicou e no Reino Unido deve ter triplicado

Relacionados
O número de portugueses que abandonou o País para ir viver longe em busca de uma vida melhor tem vindo a aumentar e, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), são já cinco milhões os lusitanos que vivem fora de Portugal.

A tendência é comum aos restantes países europeus, onde o número de emigrantes aumentou, em média, 52,6%, dos 420 mil para 640 mil, entre 2000 e 2006.

De acordo com o Relatório Internacional sobre Migrações de 2007 da Organização, a divulgar em Junho e ao qual o «Diário de Noticias» teve acesso, Portugal está de regresso aos caminhos da emigração, com destaque para destinos como a Suíça, Andorra, Luxemburgo e França, a que se juntaram nos últimos anos o Reino Unido e a Espanha.

Em Espanha e Andorra, o número de trabalhadores portugueses aumentou para o dobro. Números não oficiais apontam para um crescimento para o triplo do número de trabalhadores nacionais no Reino Unido, país que, a par da Suíça, representa o destino de quem procura um trabalho duradoiro. Por outro lado, quem procura um trabalho temporário vai normalmente para Espanha, França ou Holanda, muitas vezes contratado por agências e outras por redes de emigração clandestina.

A Alemanha foi o único país a receber menos trabalhadores portugueses entre 2000 e 2006.

O relatório mostra também que, desde os anos 80, Portugal tem vindo também a receber muita mão-de-obra estrangeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados