Constâncio admite rever em alta crescimento do PIB para 1% - TVI

Constâncio admite rever em alta crescimento do PIB para 1%

Vitor Constâncio

O Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, admitiu hoje a revisão em alta do crescimento da economia portuguesa.

Relacionados
A revisão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) surge na sequência de Bruxelas ter efectuado, esta terça-feira, também uma revisão em alta para a economia nacional, apontando para um crescimento de 0,9% em 2006.

A respeito de uma eventual revisão, Vítor Constâncio, disse, à margem de uma comissão parlamentar, que isso era «possível». «A última vez que publicámos, a previsão era de 0,8%. Neste momento, a nossa perspectiva é que o crescimento será um pouco superior e andará à volta de 1%».

Recorde-se que o BP tinha uma estimativa de crescimento do PIB, em 2006, de 0,8%, contra os 1,1%, previstos pelo Governo.

O governador disse estarem a trabalhar no próximo boletim económico, a ser lançado em Junho. No entanto, ressalvou que, até lá, há outros factores que podem surgir, nomeadamente o preço do petróleo. «Até lá as coisas poderão alterar-se e, portanto, neste momento, a nossa perspectiva é que realmente se justifica uma ligeira revisão em alta do crescimento. Em todo o caso podemos ser sempre surpreendidos pela evolução preço do petróleo».

Vítor Constâncio sublinhou a importância que esta matéria-prima tem no crescimento da economia portuguesa. «Tem muito peso no nosso crescimento económico. Calculamos que, para este ano, o crescimento seja de menos 0,5%, em resultado do preço do petróleo», concluiu.

Desta forma, o BP opõe-se ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que disse, na semana passada, que o preço do petróleo não afectava o PIB português, mas apenas a inflação.

«Tem impacto tanto na inflação como no crescimento», é a opinião de Vítor Constâncio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados