Contribuições para Segurança Social cresceram 6,23% - TVI

Contribuições para Segurança Social cresceram 6,23%

Governo quer evitar colapso da Segurança Social

As contribuições para a Segurança Social cresceram 6,23% no primeiro semestre deste ano.

Relacionados
As contribuições subiram assim a um ritmo superior ao previsto no Orçamento do Estado (OE) para 2006, disse hoje à agência «Lusa» fonte governamental.

No OE para 2006, o Governo previa um crescimento de 5% das contribuições para a Segurança Social.

Este é um dos dados que o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, vai apresentar terça-feira em conferência de imprensa, no âmbito do plano de combate à fraude e evasão contributivas e prestacionais.

Fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social disse hoje à «Lusa» que as contribuições aumentaram 6,23% nos primeiros seis meses do ano, apesar de a economia estar a crescer a um ritmo mais modesto.

No último balanço do plano de combate à fraude, referente ao primeiro trimestre, o ministro Vieira da Silva anunciou que as contribuições para a Segurança Social cresceram 6,82% em Março, contra a evolução de 3,07% verificada no mesmo mês do ano anterior.

No ano passado, as contribuições, que representam mais de 50 por cento das receitas para a Segurança Social, cresceram 5,1%, face ao ano anterior.

O Governo prevê que a Segurança Social tenha um saldo positivo de 101,8 milhões de euros em 2006, na óptica das contas nacionais.

«Este é um orçamento equilibrado, pois apresenta, na óptica das contas nacionais, um saldo que passa de um défice de 45 milhões de euros em 2005 para um saldo positivo de 101,8 milhões de euros em 2006», afirmou José Vieira da Silva na altura da apresentação do OE para 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados