Crédito à habitação: vale a pena contratar taxa fixa? - TVI

Crédito à habitação: vale a pena contratar taxa fixa?

crédito, ratoeira

BCP tem opção mais cara

Relacionados
Comprar casa não passa apenas por escolher o imóvel e a decoração, implica contrair um empréstimo e isso obriga a estudar varias hipóteses. Escolher o banco, optar entre as várias soluções de financiamento, negociar com diferentes entidades financeiras,.. E entre as hipóteses de financiamento: taxa fixa ou variável?

De acordo com o «Jornal de Negócios», o BES e o Santander Totta ofereceram taxas fixas mais baixas do que a média mensal da Euribor a seis meses, considerando que Janeiro acabou na sexta-feira.

O mesmo jornal pediu aos cinco maiores bancos as taxas fixas que estavam a praticar. O BES foi o que deu a melhor proposta com uma taxa fixa de 3,9%, o que corresponde a 512,64 euros por mês para um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos e um «spread» de 0,7%. Neste caso, a mensalidade é quase 40 euros mais baixa do que o mesmo credito indexado a uma Euribor a 6 meses. E, no final de cinco anos, se as taxas de juro se mantiverem no nível actual, sai 2,3 mil euros mais barato.

Ainda assim, as taxas fixas são calculadas com regularidade, em alguns casos diariamente, e têm como base uma taxa «swap», que os bancos aceitam trocar por Euribor ao longo de um prazo pré-estabelecido. A proposta mais elevada foi apresentada pelo BCP, que tem uma penalização de 0,5% para fixar a taxa durante cinco anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados