Empresas vão pagar mais pela electricidade - TVI

Empresas vão pagar mais pela electricidade

electricidade

Os preços da electricidade para clientes não domésticos, ou seja, para empresas industriais, deverão subir no próximo trimestre.

A «culpa» é do aumento do recurso a centrais térmicas (a gás natural, carvão e fuelóleo), face à redução da capacidade de produção hidroeléctrica causada pela seca. Segundo fonte oficial da ERSE (que fixa o preço da electricidade), o facto de se recorrer mais às centrais térmicas causa alterações nos custos variáveis que «se repercutem» nas tarifas.

O próximo ajuste para a indústria deverá ser conhecido até dia 15, vigorando entre Abril e Junho. No primeiro trimestre, a electricidade para esses consumidores aumentou em média 9,7%, uma situação considerada «insustentável» pelos industriais portugueses. As tarifas para os consumidores domésticos, só voltarão a ser revistas no final do ano, refere o «Jornal de Notícias».

O presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), José Penedos, também considera que «infelizmente é de prever aumentos no próximo trimestre». O facto de a produção hídrica ter caído 67% até Fevereiro (o nível médio de armazenamento em barragens está em 37%, o mais baixo dos últimos 50 anos) obrigou ao reforço da produção térmica em 50%, o que agrava os custos da produção eléctrica em cerca de 10%, uma vez que os preços do gás natural, carvão e fuelóleo acompanham os do petróleo, que se tem mantido em alta.
Continue a ler esta notícia