Encargos com juros dos empréstimos vão aumentar este ano - TVI

Encargos com juros dos empréstimos vão aumentar este ano

taxas do euro

O Banco de Portugal alerta que os encargos das famílias portuguesas com juros nos empréstimos, nomeadamente, de crédito à habitação, vão aumentar.

Relacionados
Segundo dados divulgados no Relatório de Estabilidade Financeira de 2005, o mercado deverá continuar a antecipar o aumento das taxas de juro de referência por parte do Banco Central Europeu. «A transmissão das variações já observadas dos indexantes às taxas de juro activas dos bancos prosseguirá em 2006, reflectindo-se então, de forma mais significativa, nos encargos com juros», alerta.

A instituição liderada por Vítor Constâncio diz ainda que «o fenómeno deverá ser ampliado porque os mercados continuam a antever subidas adicionais das taxas de juro oficiais do BCE, o que se tem traduzido em novos aumentos dos indexantes de taxa de juro».

Por outro lado, a evolução dos encargos com juros dos particulares irá também reflectir a evolução do stock de crédito que, não obstante as subidas de taxa de juro já observadas, manteve, em 2005 e no primeiro trimestre de 2006, taxas de variação estáveis e elevadas, nomeadamente no segmento dos empréstimos para aquisição de habitação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados