Encomendas às fábricas nacionais continuam a aumentar - TVI

Encomendas às fábricas nacionais continuam a aumentar

Fábrica 03

As fábricas nacionais registaram um aumento das encomendas recebidas no trimestre terminado em Setembro, de 2,2%, face ao mesmo mês de 2004. Tudo porque tanto no mercado interno, como no externo, se deu uma subida da procura, de 0,2% e 5,2%, respectivamente.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que este aumento no trimestre representa igualmente uma aceleração do crescimento das encomendas, que nem mesmo o contributo negativo do agrupamento de Bens de Consumo, que apresentou uma queda de 14,8%, conseguiu anular.

As subidas de 3,8% e 19%, respectivamente, dos Bens Intermédios e Bens de Investimento, foram suficientes para motivar o índice geral.

No mercado nacional, as novas encomendas recebidas na indústria aumentaram 0,2% no trimestre, também em ligeira aceleração face ao trimestre terminado no mês precedente. Olhando apenas para as encomendas do mercado nacional, os Bens Intermédios (8,4%) e os Bens de Investimento registaram subidas de 8,4% e de 7,6%, respectivamente. Por outro lado, o agrupamento de Bens de Consumo apresentou uma quebra de 14,6%. Em todo o caso, esta descida foi menos intensa do que anteriormente.

Encomendas externas de bens de investimento crescem 40%

Já no mercado externo, as encomendas aumentaram 5,2%, o que representa uma desaceleração face ao observado em Agosto. A subida verificada no agrupamento de Bens de Investimento foi determinante para a evolução positiva do índice geral. Este agrupamento registou uma subida de 40%. Os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios, pelo contrário, tiveram um contributo negativo, ao cairem15,6% e 1,1%, respectivamente.
Continue a ler esta notícia