Espanha sobe impostos sobre tabaco e combustíveis - TVI

Espanha sobe impostos sobre tabaco e combustíveis

Combustível

Ministra espanhola lembra que preços ainda ficam abaixo dos de Portugal

Relacionados
O Governo espanhol decidiu aumentar os impostos sobre os combustíveis e o tabaco, o que deverá permitir ao Estado vizinho encaixar mais dois mil milhões de euros de receitas.

No entanto, a ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, sublinhou que, apesar das subidas de impostos, tanto os combustíveis como o tabaco espanhóis continuam a ser mais baratos do que os portugueses.

Com a actualização do imposto, o gasóleo e a gasolina vão custar em Espanha mais 2,9 cêntimos por litro. Espanha passará a ter um preço médio de 1,03 euros no caso da gasolina e de 0,906 euros no caso do gasóleo. Valores que ficam, portanto, abaixo dos 1,273 euros cobrados em Portugal pela gasolina e dos 0,98 euros cobrados deste lado da fronteira pelo litro de gasóleo. Os preços espanhóis ficarão também abaixo dos praticados no seu outro vizinho: a França. Lá, a gasolina custa em média 1,23 euros e o gasóleo 0,97 euros.

Já no caso do tabaco, o nível mínimo do imposto especial passa de 70 para 91,3 euros por cada mil cigarros, o que fará com que a marca de tabaco mais vendida em Espanha passe a custar 3,29 euros em vez dos actuais 3,10 euros. Mesmo assim, o preço fica abaixo dos 3,55 euros cobrados em Portugal pela marca mais vendida e dos 5,30 euros cobrados em França.
Continue a ler esta notícia

Relacionados