Estado só poupou meio milhão com supranumerários - TVI

Estado só poupou meio milhão com supranumerários

Teixeira dos Santos

O Estado ainda só assegurou meio milhão de euros com os 639 funcionários colocados em mobilidade especial.

Relacionados
Os funcionários públicos que o Governo colocou, até agora, na lista dos supranumerários apenas garantem uma poupança em salários pagos pela administração pública de cerca de meio milhão de euros durante o presente ano, avança o «Público».

Com base nos dados referentes aos níveis remuneratórios dos trabalhadores colocados nas listas do regime de mobilidade especial publicadas em Diário da República e levando em linha de conta a data em que estes passaram, oficialmente, a ter esse estatuto, é possível calcular a diminuição de encargos com salários que o Governo pode vir, nestes casos, a assegurar.

Assim, caso não se registe até ao final do ano qualquer regresso ao posto de trabalho por parte dos 639 funcionários já colocados nas listas da mobilidade, a redução dos salários pagos até ao final de 2007 é de 517 mil euros. Isto acontece porque, de acordo com as regras da mobilidade especial, os trabalhadores considerados excedentários passam, ao fim de 60 dias, a ter como remuneração apenas cinco sextos do seu salário.

Por exemplo, os funcionários da Secretaria-Geral do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Ru-

ral e das Pescas, cuja lista de mobilidade especial foi publicada a 11 de Maio, passaram desde o dia 11 de Julho a receber menos um sexto do seu salário. Já os trabalhadores do Instituto do Vinho e da Vinha tiveram a sua lista publicada durante a semana passada e só sofrerão um corte salarial a partir de 12 de Setembro. As listas de mobilidade foram publicadas, em várias datas, por nove entidades diferentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados