Filipe Pinhal: o novo homem forte do BCP - TVI

Filipe Pinhal: o novo homem forte do BCP

Filipe Pinhal

A saída de Paulo Teixeira Pinto da presidência do BCP é cada vez mais certa e a sucessão de Filipe Pinhal também. Afinal, quem é este homem?

Relacionados
Nascido a 7 de Novembro de 1946, em Sesimbra, o novo homem forte do maior banco privado de Portugal ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração Executivo do banco , desde 1998. É o mais antigo.

Mas Filipe Pinhal era já membro do Conselho de Administração desde Fevereiro de 1988. O seu actual mandato, tal como o de Paulo Teixeira Pinto, termina no final do ano.

Filipe Pinhal desempenha ainda vários cargos de Administração em sociedades do Grupo. Em Portugal, é vice-presidente do Conselho de Administração do Banco de Investimento Imobiliário, S.A.; gerente da BCP Participações Financeiras, SGPS, Sociedade Unipessoal, Lda.; gerente da BCP Internacional II, Sociedade Unipessoal, SGPS, Lda.; vogal do Conselho de Administração do Millennium bcp-Prestação de Serviços, ACE; gerente do BII Internacional, SGPS, Lda.; presidente do Conselho de Administração da Seguros & Pensões Gere, SGPS, SA e vice- Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp.

Fora de Portugal, é vogal do Conselho de Administração da BCP Holdings (USA), Inc. (USA) e presidente do Conseil de Surveillance do Banque BCP, S.A.S. (França).

Fora do grupo, Filipe Pinhal é membro do Conselho Nacional do Consumo e do Conselho Económico e Social.

Tem ainda outras funções no âmbito do Modelo Organizativo do Grupo: Comité Executivo de Retalho, Comité Executivo de Corporate e Empresas, Comissão de Responsabilidade Social (Sub-Comissão de Relações Sociais), Comissão de Riscos (Sub - Comissões de Risco de Crédito; de Risco Operacional e de Acompanhamento do Fundo de Pensões).

Assume responsabilidades directas na área de Rede de Retalho em Portugal e nas direcções de Secretaria Geral; Comunicação; Centro Contactos; Inovação e Promoção Comercial; Informação ; Gestão das Áreas Comerciais.

Filipe Pinhal é também accionista do BCP, com 3.100.000 acções.



Filipe Pinhal formou-se em 1970, com uma licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) e desempenhou funções de docente no ISCEF entre 1970 e 1973.

Neste mesmo ano, iniciou a sua carreira bancária no Banco da Agricultura e, mais tarde, no Montepio Geral e na Caixa Geral de Depósitos, onde exerceu funções de Director até 1985, quando ingressou no Banco Comercial Português, onde desempenha funções de direcção na área de Estudos e Planeamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados