Governo afasta aumento da idade da reforma para 67 anos - TVI

Governo afasta aumento da idade da reforma para 67 anos

Manifestação de reformados. (Foto INACIO ROSA/LUSA)

Executivo diz que reforma adoptada há dois anos garante sustentabilidade do sistema

Relacionados
O Governo afasta a ideia de aumentar a idade da reforma dos 65 para os 67 anos, uma medida que, de acordo com o «Correio da Manhã», estaria a ser ponderada e que poderia fazer parte da actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que será entregue em Bruxelas nos próximos dias.

Fonte oficial do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social disse à Agência Financeira que «o Governo não está a estudar nem sequer a ponderar qualquer alteração à idade da reforma».

A mesma fonte adiantou ainda que «a reforma que foi feita há dois anos foi exactamente no sentido de garantir a sustentabilidade do sistema nas próximas décadas, por isso não faz qualquer sentido uma alteração às reformas agora».

«Lá porque Espanha está a tomar a medida, não quer dizer que Portugal tenha que seguir», afirmou.

Espanha foi um dos países europeus, tal como a Grécia, a avançar com a medida, para tentar corrigir o desequilíbrio das contas públicas.

De acordo com o «Correio da Manhã», já no Orçamento da Segurança Social de 2006 se previa que a medida viesse a ser necessária, mas apenas para 2020.



As despesas da Segurança Social são cada vez maiores, com o número de pessoas a depender das prestações sociais em crescimento contínuo. Por um lado, o envelhecimento da população faz subir exponencialmente o número de pensionistas, por outro, a crise fez disparar o número de pedidos de subsídio de desemprego. Com tudo isto, as estimativas apontam para que, em 2050, já não haja dinheiro para pagar todas as prestações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos