O relatório da Deloitte, que analisou dados de um total de 13 países, refere que 72 por cento dos portugueses pensa fazer as suas compras de Natal em hipermercados e que 28% acredita mesmo que será nestas grandes superfícies que irá gastar mais dinheiro.
Mais de dois terços (68%) dos consumidores nacionais pensa fazer as suas compras da época natalícia em cadeias de lojas especializadas em brinquedos, artigos de desporto, artigos eléctricos, bricolage e música, de acordo com os mesmos dados.
As lojas especializadas em vestuário e as lojas do comércio tradicional surgem na terceira e quarta posição das preferências, com 44 e 30% das respostas, respectivamente.
Cerca de 19% dos portugueses fazem compras online
O estudo da Deloitte revela também que 19% dos portugueses pondera fazer as suas compras de Natal em lojas online.
A consultora acrescenta que, nos últimos cinco anos, os hipermercados e os supermercados aumentaram significativamente a sua relevância como canal de vendas.
Os preços e as promoções são a maior prioridade para os consumidores portugueses, seguidos pela disponibilidade de produtos mais recentes.
A maior frustração das compras na época de Natal é em Portugal, como em quase toda a Europa, a sobrelotação dos centros comerciais.
A par da sobrelotação destes espaços de grande consumo (60% das respostas), os portugueses também estão pouco satisfeitos com as filas (37%) e com a indiferenciação das lojas e a falta de novas ideias inovadoras para presentes (30%).
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Hipermercados são os preferidos para compras de Natal
- Redação
- Lusa/SAS
- 15 nov 2006, 18:40
![Hipermercados: Só os outlet lhe fazem frente](https://img.iol.pt/image/id/239810/1024.jpg)
Quase três quartos dos portugueses elegem os hipermercados como o local preferido para fazer compras de Natal, revelando, no entanto, uma crescente adesão pelas lojas na Internet, segundo um estudo hoje divulgado pela consultora Deloitte.
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