Investir em fundos de investimento - TVI

Investir em fundos de investimento

Bolsa de Valores em queda

A quantidade de fundos de investimento existentes no mercado permite investir nos vários circulos económicos.

Um fundo de investimento é um instrumento de poupança que resulta da junção do capital de vários investidores num só que depois é gerido pela pessoa contratada para o efeito.

Cada fundo é dividido em partes idênticas designadas por unidades de participação que podem ser subscritas junto da entidade gestora, aos balcões do depositário, instituição de crédito a quem são confiados os valores do fundo, ou, se for caso disso, através de entidades colocadoras.



O acompanhamento é realizado por uma entidade gestora que gere os fundos troco de uma comissão de gestão (a pagar pelo fundo à sociedade gestora). São quem determina o caminho a seguir pelo fundo, nomeadamente a política de investimento e a selecção dos activos que dele devem fazer

Uma das vantagens dos fundos de investimento passa pela especialização. Os gestores do fundo dedicam-se exclusivamente a essa actividade e têm como objectivo único dar lucro às pessoas que neles confiaram o seu dinheiro, que podem ser centenas ou mesmo milhares de investidores. Outro ponto positivo passa pelas economias de escala. A gestora, graças aos elevados montantes sob gestão, tem de um poder negocial que lhe permite realizar operações mais favoráveis que os investidores individuais, o que lhe permite maximizar os proveitos e reduzir as comissões pagas aos intermediários financeiros.

Diversificação>/b>

Mercê da popularidade com que se têm difundido pela população em geral, a quantidade de fundos de investimento no mercado tem vindo a crescer a um ritmo significante. Anteriormente limitados às acções, hoje em dia incorporam um leque gigantesco de opções. Desde um sector específico, coma as tecnologias, até aos geográficos, como os fundos de investimento Europa ou Ásia. Desta forma, se se acredita que determinado país, sector ou mesmo continente apresenta mais potencialidades de desenvolvimento pode escolher o fundo apropriado. Isto para não falar em fundos imobiliários, de jogadores de futebol ou mesmo florestais. De resto Portugal tem sido pioneiro em algumas das inovações nesse campo. Um caso concreto é a First Portuguese Group que levou o conceito a um patamar superior com os fundos de jogadores de futebol.

Diversificação do risco:

Um dos pontos positivos dos fundos de investimento é a diversificação do risco. Pelos montantes que movimentam podem investir em diferentes mercados, sectores e empresas, tornando-se menos sensíveis ao desempenho negativo de um título em particular (ou de um sector ou mesmo de um mercado), que poderá até ser compensado pelo bom desempenho de outro título, sector ou mercado. Contudo, o risco não desaparece. O investimento é feito em determinado activo, sempre com o objectivo de gerar mais valias através da venda, pelo que o risco permanece.
Continue a ler esta notícia