Lufthansa atinge tráfego recorde com 51,3 milhões de passageiros - TVI

Lufthansa atinge tráfego recorde com 51,3 milhões de passageiros

Aeroporto Sá Carneiro

A companhia aérea alemã anunciou hoje que transportou um recorde de 51,3 milhões de passageiros em 2005, o que representa um aumento de 0,7%.

No conjunto de 2005, a taxa de ocupação dos aviões, um indicador de rentabilidade chave no sector aéreo, subiu um ponto para atingir os 75%, um recorde histórico, segundo o comunicado.

Este desempenho, em termos de rentabilidade, é ainda mais relevante se tiver em conta que a oferta aumentou 2,5%.

O tráfego cresceu fortemente nomeadamente com destino à Ásia/Pacífico (mais 5,8%) com cerca de 3,8 milhões de passageiros transportados.

A zona do Médio-Oriente/África destaca-se igualmente com uma progressão de 4,5% do número de passageiros para 1,9 milhões.

Na Europa, zona privilegiada da companhia alemã, o tráfego sobe somente 0,1% para 39,5 milhões de passageiros.

Os resultados são mais fracos na actividade de carga, tradicional calcanhar de Aquiles do grupo alemão. A tonelagem transportada baixou 1% no ano para 1,7 milhões de toneladas, com a taxa de carga a recuar dois pontos para 65%.

A Lufthansa confirma com estes bons números a sua posição de líder na Alemanha face a concorrentes de baixo preço muito agressivos.

O número dois alemão, a companhia de baixo preço Air Berlin, viu o seu tráfego subir 12,45% o ano passado para 13,5 milhões de passageiros, segundo números publicados também esta terça-feira.
Continue a ler esta notícia