Mais de 20 mil milhões nos fundos de pensões - TVI

Mais de 20 mil milhões nos fundos de pensões

Velhos truques para poupar

O montante global dos fundos de pensões em Portugal ultrapassou os 20 mil milhões de euros.

Relacionados
O valor reporta a 2006 e representa um crescimento de 6,9 por cento face a 2005, revela o Relatório anual sobre o sector segurador e fundos de pensões, apresentado esta quarta-feira pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP).

O número de participantes cresceu mais de 9% para cerca de 285 mil, um nível que já não era atingido desde 2001. O director de relações institucionais do ISP, Gabriel Bernardino, explicou a queda registada até 2005 com a maturidade do mercado, devido à quantidade de pessoas que se aposentou e também com as saídas de alguns fundos, e explicou que a recuperação de 2006 se deve não só a adesões individuais, ou seja, de trabalhadores que optam por investir aqui as suas poupanças, mas também da adesão de pequenas e médias empresas (PME).

Benefícios pagos ultrapassam os mil milhões de euros

O montante dos benefícios pagos pelos fundos de pensões ultrapassou pela primeira vez os mil milhões de euros, o que representa cerca de 5% do valor dos fundos.

No que se refere ao valor dos investimentos geridos, ascendem a cerca de 67 mil milhões de euros, o que representa 43,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Continue a ler esta notícia

Relacionados