Nova estrutura accionista do Totta Angola deve ser acordada hoje - TVI

Nova estrutura accionista do Totta Angola deve ser acordada hoje

logotipo totta

CGD e investidores angolanos entram no capital

Relacionados
A abertura do capital do Totta Angola à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e à Sonangol deverá ser formalizada esta quarta-feira, esperando-se que o banco central angolano conceda a necessária luz verde para a conclusão do processo negocial.

Os presidentes da CGD e do Santander Totta, Faria de Oliveira e Nuno Amado, respectivamente, encontram-se na capital angolana desde terça-feira, com vista a obter do Banco Nacional de Angola a autorização necessária para fechar os acordos que vão permitir a entrada da CGD e de investidores angolanos no capital do Totta Angola, avança a «Lusa».

No âmbito destes acordos, a petrolífera Sonangol e os empresários angolanos Jaime Freitas e António Mosquito vão passar a deter um total de 49 por cento do Totta Angola, enquanto os restantes 51% ficarão na posse de uma sociedade detida a meias pelo Santander Totta e pela CGD.

Gestão entregue à CGD

No entanto, a gestão do Totta Angola, que até agora foi controlado na totalidade pelo Santander, será entregue à Caixa Geral de Depósitos, passando o banco a denominar-se Banco Caixa Geral Totta Angola.

Os dois banqueiros portugueses deverão aproveitar a visita para manter contactos com responsáveis políticos angolanos, entre os quais o próprio Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

A autorização do banco central angolano, que será formalizado esta semana, é o aval que falta para a entrada da Caixa Geral de Depósitos no mercado angolano.

O banco estatal tentava alcançar este objectivo há 3 anos e meio, altura em que assinou o primeiro memorando de entendimento com o Santander Totta, com vista à compra de uma posição no Totta Angola.
Continue a ler esta notícia

Relacionados