Petrolíferas: lucros não podem servir para baixar preços - TVI

Petrolíferas: lucros não podem servir para baixar preços

dinheiro

Maioria dos ganhos não vem da venda de combustíveis

Relacionados
As petrolíferas que operam em Portugal explicaram esta terça-feira em conferência de imprensa porque «não conseguem baixar os preços dos combustíveis», apesar dos lucros que têm apresentado.

«Fala-se muito dos lucros milionários das petrolíferas e as pessoas não percebem quando dizemos que a nossa margem nos preços dos combustíveis é pequena. Mas as companhias petrolíferas têm outros negócios, além da venda de combustíveis. Têm três actividades: a exploração e produção, a refinação e a distribuição. As empresas podem e é bom que tenham muitos lucros na actividade de exploração e produção, mas não podem perpassar esses resultados para a área das vendas de combustíveis», explicou o secretário-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO), José Horta.

Ou seja, o grosso dos lucros das petrolíferas não vem das vendas de combustíveis e sim da exploração de petróleo. E as empresas não podem usar os lucros de uma actividade para evitar subir preços noutra. «A Autoridade da Concorrência não deixaria, os reguladores caíam-nos logo em cima», disse.

«E são os lucros das companhias que vão permitir novos investimentos, para desenvolver novas tecnologias de produção e procurar mais petróleo», explicou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados