Pluma da Galp vence Prémio Produto Inovação da COTEC - TVI

Pluma da Galp vence Prémio Produto Inovação da COTEC

A «miúda do gás», da Galp, já está nos Açores

«Optical Channel Unit», desenvolvido pela Nokia Siemens Networks Portugal também foi distinguido

Relacionados
A botija Pluma, comercializada pela Galp Energia, assim como o «Optical Channel Unit», desenvolvido pela Nokia Siemens Networks Portugal, receberam ex-aequo o Prémio Produto Inovação da COTEC, entregue na tarde desta segunda-feira no Porto, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

O júri decidiu, ainda, entregar duas menções honrosas: à Global Telemetry Solution of Energy Efficiency, desenvolvido pela ISA; e ao RAID, apresentado pela WEDO Consulting.

Este Prémio Produto Inovação tem o intuito de distinguir anualmente produtos (bens ou serviços) inovadores, dirigidos a mercados globais. Todos eles são desenvolvidos em Portugal, apesar dos nomes em inglês.

Aproveitando o 5º Encontro Nacional de Inovação, que tem como mote o «Compromisso com a Inovação», Cavaco Silva pediu aos gestores e empresários que apostem mais na investigação, usufruindo do trabalho feito pelas universidades.

«Não há outra alternativa senão a conversão para um modelo de negócio baseado no conhecimento e na inovação. O sistema científico nacional tem evoluído no sentido de abrir portas ao mercado e as tecnologias passam a ter impacto mundial. Parece paradoxal, nesta conjuntura, que as empresas e o sistema científico não tenham uma grande cooperação».

Querendo aproveitar, precisamente, este tipo de cooperação, o Presidente da República anunciou os vencedores do Prémio COTEC para Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa: Carlos de Matos, presidente da Matthews Studio Group, que trabalha em Hollyood; e Carlos Ferreira, que desenvolve actividades na Austrália. O prémio será entregue no dia 9 de Junho, durante as comemorações do Dia de Portugal, que se realizam em Viana do Castelo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados