Portugueses com expectativas mais baixas de sempre - TVI

Portugueses com expectativas mais baixas de sempre

Dinheiro1

Mulheres continuam mais pessimistas

Relacionados
Os portugueses atingiram em Maio um mínimo histórico ao nível das suas expectativas face à evolução da economia nacional e pessoal, de acordo com os resultados do Barómetro Político da Marktest.

O valor do índice de expectativa foi o mais baixo de sempre nos 20,6 por cento, mostrando como o pessimismo acentuado tomou conta da população. Este valor significou uma quebra mensal de 33,8% e uma quebra homóloga de 50,8%.

A população feminina continua a ser mais pessimista do que a masculina (19% e 22,3%, respectivamente).

«Observando os resultados segundo a estrutura etária dos inquiridos, verifica-se que a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos), apesar da quebra mensal de 33,3%, mantém-se como a menos pessimista, com um índice de 30%», adianta a Marktest.

Quebra maior foi no Interior Norte

Já os inquiridos com idade entre os 35 e os 54 anos alcançaram um índice de 17% e a população mais idosa (com mais de 55 anos) não foi além de 15%-o valor mais baixo de todos os segmentos em análise.

Nas diferentes Regiões Marktest observou-se igualmente uma quebra do índice, sobretudo no Interior Norte, onde a quebra mensal foi de 44,9%. A expectativa nesta região foi também a mais baixa do Continente: 16,4%, seguido de perto pela região Sul, com 16,6%. Na Grande Lisboa o índice alcançou 21,2% e no Litoral Norte 22,9%. Os valores mais elevados registaram-se no Litoral Centro e no Grande Porto, com índices de expectativa de 23,3% e 23,5%, respectivamente.

Quanto às intenções de voto, os inquiridos que pensam votar no PS nas legislativas continuam menos pessimistas com um índice de 37% em Maio. Contudo este valor significou uma quebra de 26,7% face a Abril. Entre os eleitores cuja intenção de voto é PSD, o índice não vai além dos 21%, tendo registado uma quebra mensal de 26,4%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados