Portugueses gastam quase 1.500 euros para passar férias no Algarve - TVI

Portugueses gastam quase 1.500 euros para passar férias no Algarve

[Arquivo]

Residentes do Norte de Portugal pensam gastar em média 1.350 euros por agregado familiar

Relacionados
Algarve, em Agosto, com a família e alojamento num hotel, ou em casa de amigos ou familiares. É este o perfil do turista do Porto e Norte de Portugal que resulta do estudo feito pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Universidade Fernando Pessoa.

O mesmo estudo que avalia as «Intenções de Férias dos Portugueses Residentes no Norte de Portugal para o Próximo Verão», mostra que é o Algarve o destino eleito por 37,4% dos inquiridos, logo seguido pelo Norte e Centro de Portugal (18,8% e 9,7%, respectivamente), tendo em conta 454 lares.

Só os residentes do Norte do país pensam gastar, em média, 1.350 euros por agregado familiar, avança o mesmo estudo.

Espanha é a preferência lá fora

No que diz respeito ao estrangeiro, Espanha conquista a maioria das preferências, com 10,3% de respostas. Brasil e Itália fecham os três primeiros classificados, ao passo que três por cento não sabe onde vai passar férias.

Este estudo veio confirmar a tendência de anos anteriores: o mês de Agosto é o mais popular, entre o período de Junho a Setembro, com 66,8% de respostas. Julho (20%) e Setembro (17,1%) ocupam os restantes lugares do pódio.

Mais de 12% fica em casa

Do total de casos analisados, 72,5% tem férias e vai para fora, 12,6% fica em casa e 15% simplesmente não tem férias.

Para os residentes do Norte de Portugal, as férias são definitivamente um período para viver em família, já que, de acordo com este trabalho, 32,7% vão com cônjuge e filhos, enquanto 28,1% apenas com o cônjuge.

Com amigos e outros familiares são 23,4%. Por maioria de razão, 92,1% viaja acompanhado e apenas sete por cento o faz sozinho.

No tocante ao local de estada, o hotel reúne as preferências de 30,7%, tendo 29,2% respondido que fica em casa de familiares ou amigos.

A classificação da unidade hoteleira é liderada pelas quatro estrelas: 41,6%. Para hotéis de três estrelas vão 30,7%, enquanto que os de cinco estrelas são escolhidos por 9,9%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados