Portugueses pagam as comissões mais altas nos cartões de crédito - TVI

Portugueses pagam as comissões mais altas nos cartões de crédito

Portugueses pagam as comissões mais altas nos cartões de crédito

Os portugueses são quem mais paga em comissões pelo uso de cartões de pagamentos.

Relacionados
Para os cartões Visa e Mastercard, Portugal tem as comissões mais altas da União Europeia (UE) por cada transacção efectuada, em resultado de uma situação de monopólio que a Comissão Europeia pretende desmantelar.

De acordo com um estudo ontem publicado em Bruxelas, e hoje citado pelo «Público», os comerciantes em Portugal são obrigados a pagar uma comissão média de 2,5 a 3,1% do valor da transacção para poderem aceitar pagamentos com cartões Visa ou Mastercard. Este valor, praticado igualmente na Hungria e República Checa, é três a quatro vezes superior ao das comissões cobradas na Suécia, Finlândia ou Itália, afirma Bruxelas.

Segundo a Comissão, as elevadas comissões praticadas em Portugal resultam da situação de monopólio em que funciona a Unicre, a entidade detida pelos bancos emissores de cartões Visa e Martercard que tem a exclusividade dos contratos ligados a estes dois cartões.

Esta situação de monopólio de facto resulta dos acordos firmados pelos bancos que delegam na Unicre a contratualização dos cartões, em vez de assumirem eles próprios esse serviço em situação de concorrência uns com os outros.

Segundo a Comissão, a autoridade portuguesa da concorrência está a analisar também estas situações, de modo a detectar a eventual existência de práticas anti-concorrenciais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados