Preço dos bilhetes de avião aumenta com subida do petróleo (Actualização1) - TVI

Preço dos bilhetes de avião aumenta com subida do petróleo (Actualização1)

Punta cana net viagens

O aumento do preço do petróleo já levou algumas companhias aéreas a aumentar o preço dos bilhetes de avião ou a actualizar a respectiva taxa de combustível.

(Actualização1) Uma das companhias que o fez foi a Air Luxor. A empresa refere em comunicado que foi forçada, pela escalada no preço do petróleo, «a aumentar a sua taxa de combustível, a partir do dia 1 de Julho. A taxa a aplicar no médio curso é de 10 euros, por percurso e de 28 euros, por percurso, nos voos de longa distância».

Os novos valores correspondem a um aumento de 2 euros, por percurso, nos voos de curta distância e de 10 euros, por percurso, nos voos de longa distância, relativamente, à última actualização efectuada no mês de Abril.

A rota da Madeira está excluída destes aumentos.

«Esta actualização destina-se a fazer face ao constante aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais que continua em trajectória ascendente, sem que os analistas consigam antecipar o fim desta escalada», acrescenta a empresa.

A Air Luxor considera, ainda assim, «que se trata de um aumento moderado, em que o custo real adicional é partilhado entre a Companhia e o cliente. Se o aumento do preço dos combustíveis fosse repercutido na integra no preço dos bilhetes, ele teria um impacto maior do que o agora verificado».

E conclui que «logo que o motivo que deu origem à aplicação desta sobretaxa desapareça ela será retirada».

Igualmente, a TAP vai aumentar as tarifas, através da sobretaxa para os combustíveis, a partir de 1 de Julho, para fazer face à subida do preço do petróleo, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da companhia aérea.

A TAP criou esta sobretaxa a 23 de Agosto do ano passado, por causa da subida do preço do petróleo, que atingiu máximos históricos em 2004 e aumentou duas vezes, a 15 de Outubro do ano passado e 6 de Abril deste ano.

A partir de 1 de Julho, nos voos de médio curso, a sobretaxa passará de oito para 10 euros por percurso (ou seja, numa viagem de ida e volta, o aumento total será de 20 euros, 10 por percurso).

Nos voos de longo curso, a taxa passará de 18 para 28 euros por percurso.

Nas viagens de Lisboa para as regiões autónomas não haverá aumentos.

A TAP segue, como é habitual, a tendência do sector, depois da British Airways ter anunciado hoje o aumento da sobretaxa, com efeitos a partir de segunda-feira.

Hoje também já a British Airways decidira aumentar o preço dos bilhetes, pelo mesmo motivo. Nos trajectos de curta distância, os bilhetes passaram de 10 libras (15 euros) para 16 libras (24 euros), enquanto que nos voos de longa distância, o aumento será de 16 libras (24 euros) para 48 libras (72 euros).
Continue a ler esta notícia