Primeiro avião comercial chinês inicia testes em 2008 - TVI

Primeiro avião comercial chinês inicia testes em 2008

Avião comercial

A China vai iniciar em 2008 os testes do primeiro avião a jacto comercial chinês, o ARJ12, refere o jornal oficial chinês Diário de Xangai citando um responsável da construtora, a China Aviation Industry Corp (CAIC).

Relacionados
A montagem do avião vai iniciar-se em Março de 2007 nas instalações em Xangai da CAIC, a maior construtora de aviões militares do país, disse ao jornal Lu Zheng, um responsável da empresa.

O primeiro jacto comercial chinês será o ARJ12, um avião regional de passageiros com capacidade para 70 a 90 pessoas e que é visto pelas autoridades como um primeiro passo para a China se tornar uma potência na aviação civil.

O ARJ12 deverá entrar no mercado em Setembro de 2009, data da entrega do primeiro avião à transportadora Shandong Airlines.

Desde que o projecto foi lançado, a CAIC, uma empresa propriedade do estado, recebeu já 41 encomendas do ARJ21, todas de companhias de aviação chinesas.

Segundo o Diário de Xangai, o avião está ser construído segundo as directrizes de segurança dos Estados Unidos para afastar receios quanto à segurança e qualidade.

Uma empresa do universo da CAIC, a China Aviation Industry Corp II, produz na China, em parceria com a brasileira Embraer, os aviões comerciais regionais de transporte de passageiros ERJ145.

Segundo números da Boeing, o mercado chinês terá necessidade de mais de 2.600 aviões nos próximos 20 anos, no valor de 179,3 mil milhões de dólares, à medida que a economia do país cresce e as viagens de avião se generalizam.
Continue a ler esta notícia

Relacionados