Produção industrial desacelera pelo 2º mês consecutivo - TVI

Produção industrial desacelera pelo 2º mês consecutivo

energia

A produção industrial apresentou uma variação homóloga positiva de 1,3%, em Julho, o que corresponde a uma desaceleração de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado no mês anterior.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o andamento da produção industrial resultou dos comportamentos registados nos grandes agrupamentos de bens intermédios e de investimento.



Os agrupamentos de bens intermédios aumentaram 3,7% e os bens de energia subiram 4,2%, face ao período homólogo.

O agrupamento de bens de consumo registou uma queda de 2,9%, correspondendo ao contributo negativo mais intenso para o andamento do índice geral.

Comparativamente ao mês anterior, a produção industrial decresceu 5,5%, o que representa uma redução de 7,5 p.p. face à variação registada em Junho, acrescenta o INE.

Assim, a secção de indústria transformadora apresentou uma taxa de variação mensal de menos 7,2% (redução de 10,4 p.p. na taxa mensal), a secção de produção e distribuição de electricidade, gás e água registou uma taxa de variação de 8,9% (aumento de 15,4 p.p.), enquanto a da indústria extractiva apresentou uma variação mensal de menos 18,4% (redução de 25,1 p.p.).

Todos os grandes agrupamentos industriais, com excepção do de Energia, registaram reduções face ao mês anterior.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos