PSI20 deve fechar 2005 com valorização de 10% - TVI

PSI20 deve fechar 2005 com valorização de 10%

Wallstreet

O PSI20, o índice que reúne as principais empresas portuguesas, deve fechar o ano de 2005 com uma valorização de 10%. Segundo a Golden Broker, os índices nacionais terão sido contagiados pelos mercados mundiais e a Portugal Telecom, a Impresa e a Sonae serão as mais beneficiadas até ao fim do ano.

Relacionados
A Golden Broker, na sua análise ao mês de Novembro, conclui que as fortes valorizações dos principais índices accionistas mundiais beneficiarão o PSI20, que valorizou 3,54%, atingindo um desempenho anual de 6,77% versus valorizações superiores a 20% das congéneres europeias (DAX, CAC e IBEX).

Neste contexto, os analistas da corretora defendem que o índice nacional deve fechar o ano com uma valorização de 10% face a 2004, fixando-se próximo dos 8.500 pontos.

Recorde-se que, durante o mês de Novembro, o índice S&P500 subiu 3,5%, o Nasdaq valorizou 5,9%, o Nikkei cresceu 9,3% e o Euro Stoxx atingiu uma valorização de 3,8%.

Na Europa e EUA, o bom desempenho geral encontra também uma justificação na divulgação de bons indicadores macroeconómicos sobre ambas as economias, onde se verifica uma descida do preço do petróleo pelo terceiro mês consecutivo.

Por outro lado, conforme a Golden Broker já havia previsto na análise mensal de Outubro, o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juro em 25 pontos base, mas o seu presidente afirmou que esta subida não significava o início de uma série de subidas, o que acabou por incentivar os investidores a empurrar os índices para novos máximos do ano.

Em Portugal, os títulos que mais irão beneficiar com esta tendência, segundo a Golden Broker, deverão ser a Portugal Telecom (suportada por recomendações de casas importantes), a Impresa (devido à recuperação do share, após nova grelha) e a Sonae (devido ao efeito positivo da cisão em Fevereiro).
Continue a ler esta notícia

Relacionados