PTM prevê aumento de reservas distribuíveis em 220 milhões - TVI

PTM prevê aumento de reservas distribuíveis em 220 milhões

PT

A PT Multimedia (PTM) prevê um aumento das suas reservas distribuíveis em 220 milhões de euros.

Relacionados
A PTM aumentará as reservas se for aprovado o aumento e redução de capital propostas à assembleia geral (AG) de accionistas, e planeia lançar voz no cabo, em Setembro deste ano, avançou a agência «Reuters», citando a empresa.

A PTM e a sua casa-mãe Portugal Telecom (PT) foram alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da Sonaecom.

A PTM realiza a sua AG a 19 de Abril e, entre os pontos a deliberar, está «um aumento de capital por incorporação de reservas, seguido da sua redução que, sendo aprovada, permite aumentar em 220 milhões de euros as reservas distribuíveis».

A empresa adianta que a redução do capital próprio da PTM está sujeita a aprovação do Tribunal de Comércio de Lisboa, a qual poderá demorar cerca de seis meses.

No relatório de gestão a colocar à aprovação da AG, a PTM frisa que «vai continuar a privilegiar uma estratégia de crescimento e maximização de cash-flow de modo a cumprir o objectivo prioritário de criação e distribuição de valor aos accionistas».

«Este compromisso é confirmado pela proposta de distribuição de um dividendo de 0,275 euros relativamente ao exercício de 2005, o que representa um aumento 10% sobre o distribuído no ano anterior, o que demonstra o compromisso de continuação de uma política de incremento progressivo de dividendos», salienta.

Frisa que tem sistematicamente aumentado as suas receitas, EBITDA e cash-flow nos últimos anos pelo que «está bem posicionada para continuar o ritmo de crescimento dadas as oportunidades que se perfilam no horizonte».

«Um crescimento da actividade, consubstancia-se na concretização das diversas oportunidades de acréscimo de receitas, tais como o aumento do ARPU e da penetração de Internet de banda larga, e no impacto do triple play, incluindo as receitas de voz e a redução da taxa de churn, que acarretam custos marginais relativamente baixos, diluição dos custos fixos, e assim levarão à expansão de margem no futuro», diz.

No mesmo relatório, a PTM «anuncia que, dados os resultados positivos dos testes piloto feitos à tecnologia Voice over Internet Protocol (VoIP), planeia lançar uma oferta de VoIP no final do terceiro trimestre de 2006, condicionada às necessárias aprovações regulamentares», acrescenta a «Reuters».

«Existe um potencial significativo de crescimento, quer em receitas adicionais de voz, quer por via de uma maior penetração de serviços de Pay-TV e Internet de banda larga e da diminuição do churn», refere a PTM.

Adianta que o contínuo investimento na sua rede e sistemas de informação, «que nos últimos três anos ascendeu a 286 M€, possibilitam à PTM oferecer hoje serviços de Internet de banda larga de alta velocidade e TV digital em mais de 21,6 milhões de lares».

«Durante 2006 e 2007, a rede irá ser alargada a 3,2 milhões de lares e, por sua vez, a implementação da nova arquitectura na rede de fibra irá potenciar uma qualidade de serviço ainda superior e o desenvolvimento de novos serviços interactivos», diz a PTM.

A empresa acrescenta que prevê que em 2006 o número de casas passadas aumente em, aproximadamente, 300 mil a somar às 2.666 mil casas passadas no final de 2005.
Continue a ler esta notícia

Relacionados