Quase metade dos europeus apoia novo alargamento da União - TVI

Quase metade dos europeus apoia novo alargamento da União

União Europeia

Quase metade dos europeus, cerca de 49%, apoia um novo alargamento da União Europeia no futuro. Se a questão fosse referendada hoje, o «sim» ganharia, já que, do outro lado, apenas 39% se opõem.

Relacionados
O Eurobarómetro, um estudo encomendado periodicamente por Bruxelas para medir o sentimento dos cidadãos em relação a algumas matérias, revela que os três principais indicadores que abrangem as atitudes gerais em relação à UE revelam tendências muito positivas. Os três indicadores são: o apoio à participação na UE (quer recebe voto favorável de 57%), as vantagens dessa participação (que são apontadas por 59%) e a imagem da UE (que é positiva para 52%). De resto, segundo o barómetro, «observa-se uma tendência paralela no nível de confiança na Comissão (52%) e no Parlamento Europeu (56%)».

Dois terços dos europeus (66%) apoiam o conceito de constituição europeia e 69% dizem estar muito ou razoavelmente optimistas em relação ao futuro da União Europeia.

Quando inquiridos sobre a forma como imaginam a União Europeia daqui a 50 anos, os europeus afirmam vê-la como «uma potência diplomática líder no mundo» (61%), dispondo do seu próprio exército (56%) e de um «presidente eleito directamente pelos cidadãos europeus» (51%). Apenas 31% consideram que a EU será nessa altura apenas «uma potência económica secundária».

Quanto ao aquecimento global, 88% dos inquiridos consideram que a UE deve tratar urgentemente desta questão, e 57% consideram-na até «muito urgente». Na opinião de 89% dos inquiridos, a UE deve adoptar urgentemente novas políticas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 20% até 2020.
Continue a ler esta notícia

Relacionados