Trabalhadores da GM entregam proposta de redução de custos - TVI

Trabalhadores da GM entregam proposta de redução de custos

Opel Corsa 10

Os representantes dos trabalhadores apresentaram uma proposta de redução dos custos logísticos na fábrica da Azambuja, ameaçada de encerramento.

Relacionados
«A direcção da General Motors e representantes dos trabalhadores reuniram-se esta segunda-feira, em Frankfurt, onde foi entregue uma proposta de redução de custos logísticos», afirmou o dirigente da comissão sindical da GM Portugal, Luís Figueiredo, que não quis dar detalhes ou quantificar a proposta.

Segundo Luís Figueiredo, em declarações à agência «Lusa», «a direcção pediu tempo para analisar a proposta, tendo marcado para quarta-feira uma nova reunião em Frankfurt», salientou.

Fábricas europeias solidárias com fábrica da Azambuja

Embora o processo negocial continue, as diferentes fábricas europeias da GM na Europa vão paralisar duas horas em dias distintos, numa acção conjunta de solidariedade, em protesto contra o possível encerramento da fábrica da Azambuja, em Portugal.

Assim, a fábrica da GM Portugal (OPEL) na Azambuja vai paralisar durante duas horas na terça-feira, a partir das 09h30.

Na quinta-feira haverá também uma paralisação de duas horas em Saragoça, estando previstas igualmente paragens por idêntico período de tempo nas restantes fábricas na Europa.

O representante dos trabalhadores da GM na Europa, Klaus Franz, tinha já admitido o lançamento de acções de solidariedade a favor dos portugueses em todas as fábricas europeias, durante a reunião do Fórum de trabalhadores do grupo, que se realizou em Lisboa no início de Junho.

A CT Europa teme que o encerramento da Azambuja «seja apenas o começo» da reestruturação do grupo na Europa.

A GM Europa, recorde-se, já tinha anunciado que a produção do modelo Combo na fábrica da Azambuja custa mais 500 euros por unidade que em outras unidades do grupo no continente, um valor contestado pelos trabalhadores.

No entanto, a administração comprometeu-se a estudar, até meados de Junho, outras possíveis soluções.
Continue a ler esta notícia

Relacionados